|
Textos originais de Antonio Miranda e colaboradores nas áreas de Ciência da Informação, Comunicação e Biblioteconomia. Miranda é professor do Departamento de Ciência da Informação e Documentação da Universidade de Brasília. Anteriormente, foi chefe do Centro Bibliográfico da Biblioteca Nacional de Caracas (Venezuela, 1970-1973); assessor da Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro (1983); chefe do Departamento de Ensino e Pesquisa e diretor do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (MCT-IBICT, 1981-1983, 1991-1993).
Desenvolvido pela turma de Seminário em Arquivística I, no segundo semestre de 2004, o GLOSSÁRIO contou com a contribuição dos professores do Departamento de Ciência da Informação e Documentação da Universidade de Brasília CID/UnB. Sua base de dados possui conceitos elaborados pelos professores, retirados do Dicionário de Terminologia Arquivística e de autores recomendados na ementa de cada disciplina e retirados de outros dicionários e livros especializados. Posteriormente através da monografia GLOSSÁRIOS DE TESES E DISSERTAÇÕES DO DEPARTAMENTO DE CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO E DOCUMENTAÇÃO – CID: UMA ANÁLISE, elaborada por Lucélio França Chagas, orientada pelo Prof. Dr. Antonio Lisboa Carvalho de Miranda, foi possível ampliar a base com as contribuições dos glossários das dissertações e teses defendidas no CID. Atualmente, o glossário encontra-se em fase de revisão, onde estão sendo conferidos os erros de digitação e troca de vínculos. A nossa pretensão é, em breve, lançar aqui também, os principais termos das disciplinas obrigatórias de Biblioteconomia.
Em Destaque
|
ORGANIZAÇÃO DE CONTEÚDOS E IDENTIDADE CULTURAL
Palestra de Antonio Miranda no Memorial da Am érica Latina, SP, no dia 26 de junho, painel das 13 às 18h, durante o II INTEGRAR- 2 CONGRESSO INTERNACIONAL DE ARQUIVOS, BIBLIOTECAS, CENTROS DE DOCUMENTAÇÃO E MUSEUS da FEBAB.
|
 |
AVALIANDO A INCLUSÃO DIGITAL DO GESAC
Valéria Mendonça e Antonio Miranda participaram do treinamento e da avaliação da capacitação de multiplicadores (representantes das comunidades) dos telecentros da região sul do Estado do Rio de Janeiro e apresentaram os resultados no TELEBRASIL 2006 - Telecomunicações para a Inclusão Social, evento realizado no dia 4 de junho, no Club Méd de Rio das Pedras (RJ). Leia o texto da |
apresentação sobre a alfabetização digital: Programa GESAC - resultados do projeto comunitário em Itaguaí/RJ
|
Série “Comunicação da Informação digital”
LANÇAMENTO NO AUDITÓRIO DA UNB em março 2006
editada pelo Departamento de Ciência da Informação e Documentação da Universidade de Brasília, com o patrocínio da Empresa Brasileira dos Correios e Telégrafos, reúne trabalhos de pesquisadores brasileiros e estrangeiros acerca de uma temática importante e atual.
Na foto, os autores-organizadores Antonio Miranda e Elmira Simeão. |
|
Links temáticos em Ciência da Informação
|
|