Home
Sobre Antonio Miranda
Currículo Lattes
Grupo Renovación
Cuatro Tablas
Terra Brasilis
Em Destaque
Textos en Español
Xulio Formoso
Livro de Visitas
Colaboradores
Links Temáticos
Indique esta página
Sobre Antonio Miranda
 
 


 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


 

TELEBRASIL 2006: encerramento com inclusão social ao vivo
21/06 12:22 :: João Carlos Pinheiro da Fonseca :: Artigos

 

O 50º Painel TELEBRASIL, ocorrido no Club Med, no Rio de Janeiro, de 1 a 3 de junho deste ano, enfocou “As TeleComunicações para a Inclusão Social”, objeto de diversas sessões com subtemas específicos. No encerramento, o evento contou com cerimônia relativa a formação de novos instrutores (multiplicadores) para utilização do Programa GESAC, efetuada na região de Mangaratiba, onde ocorreu o 50º Painel.
 

A cerimônia relativa ao Programa Governo Eletrônico – Serviços de Atendimento ao Cidadão (GESAC) contou com a entrega de certificados aos alunos da turma I de capacitação de multiplicador@s GESAC e foi precedida de palestra do professor Antonio Lisboa Carvalho de Miranda, da Universidade de Brasília.

O GESAC é uma plataforma de inclusão social que oferece conexão por satélite, junto com uma plataforma de serviços de inclusão digital em software livre. O Programa se destina a levar serviços a comunidades carentes ou muito distantes e que não tenham acesso à conexão convencional. O multiplicador GESAC é um cidadão da comunidade que recebe treinamento para utilização do serviço e fica capacitado a repassar seu conhecimento a terceiros.

O palestrante, professor Antonio Lisboa Carvalho de Miranda, maranhense de 66 anos, é poeta, doutor em Comunicação pela USP e professor titular da UnB. É ainda autor de mais de 30 livros e de 150 artigos sobre comunicação e bibliotecnologia. Organizou, juntamente com Elmira Simeão, a coletânea Comunicação da Informação Digital, lançado pela UnB, com patrocínio da ECT, e participou da feitura do “Livro Verde”, uma iniciativa, de setembro de 2000, do Ministério da C&T, sobre a Sociedade da Informação.

Em sua palestra, durante o encerramento o 50º Painel, ensinou o professor que o importante é o cidadão e que alfabetização digital do cidadão é hoje necessária, mas que para isso ele precisa ser treinado. O programa GESAC, com 3.217 pontos de presença (previsão de 4.400 até o final de 2006) se volta para a inclusão digital e social em todo o território nacional. Disse o palestrante que a informação em rede é fenômeno da maior importância, mas que apenas 2% do que tramita pela Internet estão em língua portuguesa.

O programa de treinamento, que culminou com a entrega de certificados ao final do 50º Painel, reuniu 21 jovens da região próxima ao Village Rio das Pedras, local da realização do Painel. Entre 29 de maio e 3 de junho, eles receberam capacitação como agentes de mudança para a inclusão digital e social do GESAC.

Foi escolhido o colégio público de Piranema, em Itaguaí (RJ), por já contar com laboratório de informática. Além de Itaguaí, os treinandos vieram também dos municípios de Seropédica, Angra dos Reis, Paraty e Mangaratiba. Pesquisa revelou que os alunos escolhidos para o programa provinham de um ambiente pobre,
 
mas estruturado. Metade tinha computador em casa e a maioria já possuía acesso à Internet. O treinamento foi um sucesso e os alunos criaram e editaram um jornal, o “Piração”.  

Em sua palestra, Antonio Lisboa Carvalho de Miranda disse que a inclusão digital necessita, sem dúvida, de infra-estrutura, conexões e equipamentos, além de treinamento para os usuários do sistema. Será preciso cuidar em não haver exclusão digital pelo cerceamento de informações. A tecnologia deve ser aplicada de maneira solidária e coletiva, sem orientação autoritária. Em termos nacionais, avaliou o acadêmico que há muitas iniciativas referentes à inclusão digital e social, mas que o conjunto carece de uma maior coordenação.

Na cerimônia de conclusão do curso, no plenário do 50º Painel Telebrasil, cada participante recebeu seu certificado, sendo chamado nominalmente e em meio a aplausos. Ronaldo Iabrudi, presidente da TELEBASIL, e Heliomar Medeiros de Lima, diretor de Inclusão Digital do Ministério das Comunicações, entregaram os diplomas.

 

 

Fonte:

http://www.telebrasil.org.br/impressao/artigos.asp?m=481

 



Voltar para o topo da página Voltar para a página de Ciência da Informação

 

 

 
 
 
Home Poetas de A a Z Indique este site Sobre A. Miranda Contato
counter create hit
Envie mensagem a webmaster@antoniomiranda.com.br sobre este site da Web.
Copyright © 2004 Antonio Miranda
 
Click aqui Click aqui Click aqui Click aqui Click aqui Click aqui Click aqui Click aqui Click aqui Click aqui Home Contato Página de música Click aqui para pesquisar