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Sobre Antonio Miranda
 
 


 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 




 

SYLVIA CYNTRÃO

 

 

Graduada em Letras pela UFRJ/Brasil;.Mestre e Doutora em Literatura brasileira pela Universidade de Brasília/Brasil com tese sobre a poética da canção de Chico Buarque e Renato Russo entre outros autores. Professora do Departamento de Teoria Literária e Literaturas na Universidade de Brasília-UnB. Editora da Revista Cerrados de Literatura (de 2004 a 2007) do Programa de Pós-graduação  em literatura da UnB. Membro do Conselho Consultivo da Revista Humanidades da mesma instituição.

 

 

Publicações: a)Livros publicados com uma visão teórica da poesia contemporânea e das letras de  canções: Da paulicéia à centopéia desvairada: a MPB e as vanguardas. Com Xico Chaves, pela Elo Editora, RJ, 1999. A forma da festa: Tropicalismo,a explosão e seus estilhaços (org.) pela Editora da UNB, 2000. Como ler o texto poético: caminhos contemporâneos. Pela Editora Plano, Brasília, 2004.

 

Livros de poesia: Sopros e Mordidas. Elo Editora, RJ, 1999. Coração em III Atos. Elo editora, RJ, 2001. O quarto e o ato. Editora Esquina da palavra, 2007, com apoio do FAC (Fundo de Arte e cultura do GDF) .

 

 

Sua poesia , caprichadamente (às vezes até hermeticamente) erótica, tem uma força e beleza incomuns. Suas imagens (e você deve lembrar no princípio de Marinetti: “o sangue da poesia são as imagens” são de uma beleza e originalidade fora de série. Rinaldo de Fernandes

 

Cara Sylvia: me gustaron mucho sus poemas. Sucintos, sensuales, intensos. Sutiles dentro de um marco tan vital. Incluso sebntí hambre, aromas, ganas. Y encontre cierto parenteso conmigo (perdón). En la concentration , en la irradiación. Y, al mismo tiempo, en lo vital. Gracias, sons abrosos. Son hondos.  Rodolfo Alonso 

 

PAIXÃO, DOR E DESEJO NA POESIA DE MIGUEL HERNANDÉZ - Sylvia H. Cyntrão

 


MONTEMEZZO, Luciana Ferrari.  Federico García Lorca.  Trilogia da terra espanhola.  Traduzido por Luciana Ferrrari Montemezzo.   Porto Alegre: Bestiário Class, 2022.          352 p.  ilus.  24 x 21 cm.   ISBN 978-65-84571-12-6                              Ex. bibl. Antonio Miranda

 

[As peças teatrais de García Lorca, representadas pelo mundo, além dos diálogos tradicionais e constantes, também incluíam, como cabe a um dramaturgo que era um dos maiores poetas de sua geração, também incluir poemas... Alguns deste exemplos lírico, escolhemos e vão a seguir:   /nota de Antonio Miranda, não da autora das excelentes traduções...]

veja e leia o texto do ensaio: aqui

 

The Selected Poems of Miguel Hemández:

 



O QUARTO E O ATO

Brasília: FAC/ Esquina da Palavra, 2007

 

“Sylvia é pura combustão. Sua poesia consegue alimentar-se ao mesmo tempo na tradição literária e num mergulho personalíssimo nas águas mais dolorosamente turvas do sentimento amoroso, na contabilidade de doídas perdas afetivas que, ainda assim, não impedem a aposta numa difícil alegria, tecida pela esperança de renascimento a partir dos escombros da paixão”.  Antonio Carlos Secchin

 

 

rosa medidativa

 

         (à moda de Gala)

 

era uma vez uma rosa suspensa

que era sombra

e também gramado

 

... em vez de Dali

era você sobre o meu cerrado

 

 

O IVquarto e o 2. ato

         (em feitio de Ronato Russo)

 

se eu tivesse voado

como passarinho

se eu tivesse brigado

como gato

se eu tivesse falado

a língua dos anjos

         criado

como mãe

         pregado

como santa

amado como fêmea...

 

se eu tivesse lutado como palavras e atos

não teria sido a luta mais vã

eu só precisava ter te amado 
como se não houvesse amanhã

 

 

 

OUTROS POEMAS

 

 

            ____________________________________________________

           

                       memória  de Tróia

                                                 ( lembrando Enéas)

 

 

revogo minha história que não faz inveja a outra Helena

-aquela de Tróia

 

sou obrigada a descriminalizar minha morte

que ninguém viu você entrar nem sair

 

assim como certos crimes jamais serão resolvidos

assim o seu

 

suas mãos bem lavadas

redimem o dolo

                        de empunhar um punhal de prata

                       ( como disse Cecília poeta,

                        o problema não é morrer

 mas saber quem te mata...) 

_______________________________________________________ 

         

                 a verdadeira leveza do ser  

essa mania de focos
melhor fossem

 

     f   

                                   l         o

     c
                 O     s

 

 

 

elogio às coisas

                    (como em Borges)

 

 

ou claro ou escuro

ou água ou fogo

a retidão do provável grita

e dói

    

por entre sombras e sedes

reflexos e semitons

a alma voyeur sussura

e sorri

 

frações do tempo

entrelaçadas na ante-sala do acervo

encaminham cores

e matizes

 

só eu sei que

as coisas que me cercam

sigilosamente são você

 

            (Finalista do prêmio SESC Carlos Drummond de Andrade 2005)  

_______________________________________________________ 

 

marco zero

ouvi aqui e ali

a crítica

-por que fazer poesia hoje?

ouvi até a palavra indecente

e , é claro, a ouvi esteticamente

 

então filosoficamente pensei

na lucidez de Maiacovsky...

 

-sua anatomia, poeta, não ficou louca

loucos são aqueles que desdenham pensar com o coração

 

eu não 

_______________________________________________________

 

 

...epur si muove

( ou...assim também em Galileu)

 

 

o esplendor da manhã não se abre com faca

diz                                     manoel de barros

nem que haja tiroteio cerrado de

                                           silêncios e pausas

 

não entendo de armas mas

entendo de música

                              tons, semi-tons,propagação de sons

 

faço escuta clandestina

preparo a pele para o sol

           ( não há como impedir o calor... a queimadura sim!) 

            nua   nem surda  nem cega  

            apuro o paladar                                               

          

 a manhã é reordenada geografia

 

 ultrapassado o canto das sereias

 afino minha palavra        

 especiaria

 

 

****


Sylva Cyntrao e Antonio Miranda (maio 2015)

 

 

TEXTOS EN ESPAÑOL

 

VARGAS & MIRANDA Compiladores.  Selección y revisión de textos por Salomão Sousa.  TRANS BRASILIANA  ANTOLOGÍA  36 MUJERES POETAS DO BRASIL. MARIBELINA – Casa del Poeta Peruano. 2012  134 p.      Ex. biblioteca de Antonio Miranda

 

       Rosa meditativa

                
( a la moda de Gala )

 

       era una vez una rosa suspendida
      que era sombra
      y também grama

      … en vez de Dalí
      eras tú sobre mi cercado


      El IV Acto y el 2. Acto

      
           ( a la manera de Renato Russo )

      
si yo hubiese volado
      como pajarito
      si yo hubiese peleado
      como gato
      si yo hubiese  hablado
      la lengua de los ángeles
             criada
      como madre
             predicada
      como santa
      amada como hembra…

      si yo hubiese luchado con palabras y actos
      no habría sido la lucha más vana

      yo sólo precisaba haberte amado
      como si hubiese mañana


       …epur si muove
       ( o así también en Galileo)

       
el esplendor de la mañana no se abre con daga
        dice                                     Manoel de Barros
        ni que haya tiroteo cerrado de
                                                  silencios y pausas

        no entiendo de armas mas
        entiendo de música
                          tonos, semitonos, propagación de sones

        presto oído clandestina
        preparo la piel para el sol
         (no hay como impedir el calor… ¡la quemadura sí!)
                 desnuda   ni sorda    ni ciega
                 afino el paladar

        la mañana es reordenada geografía

        sobrepasado el canto de las sirenas
        afino mi palabra
        especial.

 

 

*
Página ampliada em julho de 2024  

 

Página republicada em fevereiro de 2008.



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