POESIA MUNDIAL EM PORTUGUÊS
UMBERTO FIORI
Umberto Fiori ( Sarzana , 1949 ) é professor de italiano, escritor , poeta e músico .
Filho de Luigi , comandante partidário que trabalhou durante a Resistência nas fileiras do grupo "Vampa" (destacamento "Fra Diavolo"), Gruppo Fiamme Verdi e Brigata Pablo (Battianion Boianoswki) nos Eminentes Apeninos, se mudou muito jovem para Milão , onde se formou em filosofia e ainda vive.
Nos anos do concurso, ele se tornou uma voz e guitarrista (e depois como autor) do popular grupo de rock Stormy Six , que com o lançamento do álbum A bilhete de bonde obtém muito sucesso. O grupo se torna uma presença permanente nos principais eventos musicais do período (importante lembrar é aquele realizado em 1975 no Parco Lambro em Milão), e peças como Stalingrado , Dante Di Nanni e La Fabbrica tornam-se rapidamente um hino de dissidência juvenil.
Depois de deixar o mundo da música no começo dos anos oitenta, ele se dedicou a tempo inteiro à poesia, a que já havia estado interessado antes da aventura de Stormy Six . Em 1986, ele publicou seu primeiro livro de poemas intitulado Case ( San Marco dei Giustiniani , ISBN 88-7494-045-9 ), ao qual eles seguem, todos publicados por Marcos y Marcos , as coleções de Exemplos (1992, 2004, ISBN 88- 7168-457-5 ), Clarifications (1995, ISBN 88-7168-124-X ), Parlare al muro (1996, ISBN 88-7168-156-8 ), Tutti (1998, ISBN 88-7168-224-6 ) e La Bella Vista (2002, ISBN 88-7168-340-4 ). Ele também colaborou com o compositor Luca Francesconi , para quem escreveu dois livretos de ópera, Scene e Ballata e vários outros textos .
Professor e ensaísta, colaborou como professor de literatura italiana contemporânea na Universidade de Milão.
Ele também publicou uma breve novela, intitulada The True Story of Boy Bantàm (Feltrinelli, 2007, ean 9788860870568) e a coleção de ensaios sobre a poesia A poesia é um apito (Marcos y Marcos, 2007, ISBN 88-7168-457-5 ).
Em 2009, ele publicou seu último livro de poesia, Voi (Mondadori, ISBN 88-04-58847-0 ). Em 2014, foi publicado um volume que recolhe todos os textos publicados, mais do que inéditos: Poemas 1986-2014 (Oscar Poesia Mondadori, ISBN 978-88-04-63572-7 ).
TEXTO EM ITALIANO - TEXTO EM PORTUGUÊS
Extraído de
POESIA SEMPRE – Revista Semestral de Poesia. ANO 3 – NÚMERO 6 – OUTUBRO 1995. Rio de Janeiro: Fundação Biblioteca Nacional, Ministério da Cultura, Departamento Nacional do Livro, 1995. Ex. bibl. Antonio Miranda
Nome
Come in piazza un bambino
ancora col chiaro in alto
vede le cose diventare buie
li intorno, e resta seduto sul prato
dove ha giocato tutto il giorno,
tocca la terra calda,
e guarda, e escolta,
da questa voce che mi vuole
e continua a chiamarmi
imparo che cos´è
avere un nome,
trovarsi qui,
nei posti che ci reggono
e ci risparmiano.
Nome
Como na praça um menino,
anda com o dia claro
vê as coisas escurecerem
a sua volta, e fica sentado no campo
onde brincou todo o dia,
pega na terra cálida,
e olha, e escuta,
graças a essa voz que me busca,
e continua a chamar-me,
aprendo o que significa
ter um nome,
estar aqui,
nos lugares que nos designam,
e nos resguardam.
Tradução de Marcos Moreira
Fondamenta
Li prima c´era uma spianata, um prato
stretto in mezzo a due case. Ora ci stavano
lavorando. Era già scoperchiato
tutto, fino alla base.
Intorno alzano sempre quattro tavole
anche se dentro è vuoto, non c´è niente.
Fanno cosi, como si copre un morto
sul posto dell´incidente.
La terra era là, ferma
sotto il sole, sul fondo dello scavo.
Passando in fretta,
dai buchi la gente spiava.
Fundações
Primeiro ali era uma esplanada, um campo
estreito em meio a duas casas. Agora
estava em obras. Já haviam revolvido
tudo, até a base.
Em torno se levantam sempre quatro tábuas,
ainda que dentro seja o vazio, o nada.
Assim fazem, como se cobre um morto
no lugar do incidente.
A terra continuava lá, firme
sob o sol, no fundo da escavação.
Passando com pressa,
pelas fendas, as pessoas espiavam.
Tradução de Marcos Moreira
Fondamenta
Lì prima c'era una spianata, un prato
stretto in mezzo a due case. Ora ci statano
lavorando. Era già scoperchiato
tutto, fino alla base.
Intorno alzano sempre quattro tavole
anche se dentro è vuoto, non c'è niente.
Fanno così, come si copre un morto
sul posto dell'incidente.
La terra era là, ferma
sotto il sole, sul fondo dello scavo.
Passando in fretta,
dai buchi la gente spiava.
Fundações
Primeiro ali era uma esplanada, um campo
estreito em meio a duas casas. Agora
estava em obras. Já haviam revolvido
tudo, até a base.
Em tomo se levantam sempre quatro tábuas,
ainda que dentro seja o vazio, o nada.
Assim fazem, como se cobre um morto no lugar do incidente.
A terra continuava lá, firme
sob o sol, no fundo da escavação.
Passando com pressa.
pelas fendas as pessoas espiavam.
Tradução de Marcos Moreira
Página publicada em janeiro de 2018
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