Home
Sobre Antonio Miranda
Currículo Lattes
Grupo Renovación
Cuatro Tablas
Terra Brasilis
Em Destaque
Textos en Español
Xulio Formoso
Livro de Visitas
Colaboradores
Links Temáticos
Indique esta página
Sobre Antonio Miranda
 
 


 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 
POESIA MUNDIAL EM PORTUGUÊS

SHUSON KATO

(1905-1993)

 

 

Katō Shūson (jap. 加藤 楸邨; * 26. Mai 1905 in Tokio; † 3. Juli 1993), eigentlich Katō Takeo (加藤 健雄), war ein japanischer Haiku-Dichter und Literaturwissenschaftler (japanische Literatur). Seine Ehefrau war die Haiku-Dichterin Katō Chiyoko.

 

Katō Shūson nasceu em Kitasenzoku , Tóquio , hoje a área de Kitasenzoku no distrito de Stadtta , em Tóquio . A inscrição do nascimento ocorreu por causa da transferência repentina do pai, um funcionário da estrada de ferro, no entanto, na cidade Ōtsuki . Como mais adiante os deslocamentos posteriores seguiram, Shūson viveu no decorrer da sua juventude nas regiões Kanto, Tohoku e Hokuriku a ilha principal japonesa Honshu . Quando o pai se aposentou em 1921, a família mudou-se para Kanazawa , a cidade natal da mãe. Lá Shūson continuou a educação escolar já iniciada na Primeira Escola Secundária (hoje: Kanazawa-Izumigaoka High School).

 

Em 1923, ele se formou no colegial e foi por dois anos professor assistente na escola primária Matto. (A cidade de Matto , onde a escola estava localizada, é agora parte de Hakusan .) Durante esse tempo Shūson desenvolveu um interesse pelo selo Tanka , especialmente nos trabalhos de Ishikawa Takuboku ou aqueles da chamada Escola Araragi , em homenagem a eles. a revista de mesmo nome para Tanka. Em 1925, ele perdeu o pai por uma doença e depois mudou-se com toda a família para Tóquio. Em 1926 frequentou a Faculdade de Estudos Japoneses e Literatura Clássica Chinesa da escola de ensino superior (um precursor da atual Universidade de Tsukuba).

 

Em 1929 ele terminou sua educação lá e se tornou professor na escola média Kasukabe . No mesmo ano ele se casou com Yano Chiyose , o poeta de haiku Katō Chiyoko . Em 1931 ele começou a escrever sobre a sugestão de um colega Haiku , e publicou isso no publicado pela revista Mizuhara Shōōshi , Ashibi . Ao mesmo tempo ele se tornou um estudante Shūōshis. Em 1935, ele foi introduzido no círculo da revista Ashibi. Em 1937 ele desistiu de ensinar no ensino médio e mudou-se novamente com sua família para Tóquio. Lá, ele começou a estudar na Faculdade de Estudos Japoneses da Universidade de Ciências Humanas e Ciências Naturais (que mais tarde se tornou a instituição visitada anteriormente na Universidade de Tsukuba ) e trabalhou ao mesmo tempo sob recomendação de Shushis na editora da revista Ashibi.

 

Em 1940, ele se formou, tornou-se professor na Oitava Escola Secundária de Tóquio (agora o colégio Koyamadai) e fundou o jornal de haiku Kanrai ( ). Da revista Ashibi, ele se aposentou em 1942. Em 1944 ele foi para a China com outros poetas como Tsuchiya Bummei e escreveu haiku no cenário da guerra. A publicação adormecida da revista Kanrai ele retomou em agosto de 1946 novamente. Através de seus "poemas de guerra", ele foi atacado por ter uma atitude de apoio ao quartel general japonês. Em 1954 tornou-se professor no Colégio de Mulheres Aoyama Gakuin Junior (A 学院 女子 短期 , Aoyama-gakuin joshi tanki daigaku ) e lá permaneceu até 1974.

 

Em 1968, sua coleção Maboroshi no shika , do Haiku, recebeu o Prêmio Dakotsu . Em 1986, sua esposa Chiyose morreu. Em reconhecimento à sua pesquisa sobre Matsuo Bashō , que ele promoveu desde meados da Segunda Guerra Mundial , ele recebeu a medalha na fita violeta , a Ordem do Tesouro Sagrado da terceira classe e o Prêmio Asahi .

 

No início de 1993, ele teve que ser hospitalizado e morreu em 3 de julho do mesmo ano. Katō Shūson tinha 88 anos de idade.  Fonte da foto e da biografia (traduzida) de.wikipedia.org

 

 

Extraído de

 

POESIA SEMPRE. Revista semestral de poesia. Ano 10.  Número 17. Dezembro 2002. Rio de Janeiro: Fundação Biblioteca Nacional, Ministério da Cultura, Departamento Nacional do Livro, 2002.  260 p. ilus. col. Editor geral Marco Lucchesi.  ISSN 0104-0626   Ex. bibl. Antonio Miranda

 

O HAICAI NO SÉCULO XX

Tradução de Ban´ya Natsuishi  e Casimiro de Brito

 

Página publicada em agosto de 2018


 

 

 
 
 
Home Poetas de A a Z Indique este site Sobre A. Miranda Contato
counter create hit
Envie mensagem a webmaster@antoniomiranda.com.br sobre este site da Web.
Copyright © 2004 Antonio Miranda
 
Click aqui Click aqui Click aqui Click aqui Click aqui Click aqui Click aqui Click aqui Click aqui Click aqui Home Contato Página de música Click aqui para pesquisar