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POÉSIE CONCRÈTE  -  50 ANS  -  


POESIA CONCRETA 50 ANOS

Os 50 anos da Poesia Concreta foram celebrados na Suiça, de 1 a 5 de maio de 2002, durante o 16.o SALÃO INTERNACIONAL DO LIVRO, DA IMPRENSA E DA MULTIMÍDIA DE GENEBRA, SUIÇA  - 16 Salon Internationl du Livre de la presse e du multimédia, Genève, Suisse - evento que elegeu o Brasil como país homenageado.


 Foto do encontro de Eugen Gomringer com os poetas concretistas brasileiros Décio PIgnatari e Augusto de Campos.

O ponto alto foi o encontro do poeta suiço Eugen Gomringer com os concretistas brasileiros, confirme o Catálogo-Programa do evento:



POESIA CONCRETA

Surgida no início dos anos 50 a poesia concreta constitui um movimento decisivo para a renovação da linguagem poética. O encontro, em 1955, dos brasileiros Décio Pignatari, Haroldo de Campos e Augusto de Campos com o poeta suiço Eugen Gomringer foi essencial para a definição dessa poesia como uma corrente literária internacional. Seu reencontro, meio século depois, festeja a criação do movimento e a pertinência de seu projeto. Fortemente ligada às artes visuais e à música contemporânea, privilegiando a materialidade da linguagem e da interdisciplina artística, a poesia concreta conhece em nossos dias significativo ressurgimento em face das novas tecnologias para cuja humanização ela contribuiu.

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Existe um CD com os ANAIS do referido Salão, que nos foi cedido por Julio Heilbron, Coordenardor Geral da EMC, que foi o responsável pela curadoria do evento,  com a patrocínio da Petrobras e apoio do governo brasileiro e do Ministério da Cultura.  Inclui todos os trabalhos e as conferências  das sessões do Le Brésil en Toutes Lettres, incluindo as palestras da sessão dedicada ao Concretismo ("Poésie Concrète - 50 ans", pelos especialistas convidados:

Malou von Muralt -  Vicent Barnaz - Eugen Gomringer - Décio Pignatari  - Augusto de Campos - Jacques Donguy

 

A seguir, o texto de apresentação das referidas conferências no CD, em francês e em português:

 

Poésie Concrète - 50 ans

 Renouant, au début des années 50, avec l'esprit frondeur des premières avant-gardes européennes et des modernistes brésiliens, le mouvement de la poésie concrète a constitué un tournant décisif vers la renouvellement du langage poétique contemporain. 

La rencontre, en 1955, des brésiliens Décio Pignatari, Haroldo de Campos et Augusto de Campos avec le poète suisse Eugen Gomringer a été essentielle pour la définition et l'expansion de la poésie concrète comme courant littéraire international. 

Partant d'une nouvelle conception du poème et du livre, tant par la syntaxe que par le graphisme, les poètes concrets ils ont exploré toutes les voies d'expression visuelle - le néon, l'holographie, le laser, la vidéo, l'animation digitale, les spectacles multimédias - et depuis cinq décennies, démontrent avec la rigueur qui les caractérisent, la pertinence de leur projet. Fortement liée aux arts visuels et à la musique contemporaine, leur poésie affectionne l'interdisciplinarité artistique, conjuguant, toujours sous le signe de l'invention, le verbal et le non-verbal, et connaît de nos jours un regain d'importance face aux nouvelles technologies qu'elle contribue à humaniser.

 Poesia Concreta - 50 anos

    No início dos anos 50, revivendo o ímpeto das primeiros vanguardas européias e dos modernistas brasileiros, o movimento da poesia concreta constituiu um momento decisivo para a transformação da linguagem poética contemporânea. 

O encontro, em 1955, dos brasileiros Augusto e Haroldo de Campos com o suiço   Eugen Gomringer foi essencial para a definição e a expansão da nova poesia como corrente literária internacional. 

Partindo de uma nova concepção do poema e do livro, ao nível gráfico e sintático, eles exploram todos os meios de expressão visual - neon, holografia, laser, animações computadorizadas, eventos multimídia - , e demonstram depois de meio século, com a criatividade e o rigor que os caracterizam, a pertinência do seu projeto. Fortemente ligada às artes visuais e à música contemporânea, sua poesia promove a interdisciplinaridade artística, conjugando o verbal e o não-verbal, sob o signo da invenção, e retoma importância no horizonte das novas tecnologias, que a poesia contribui a humanizar.

 

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