Home
Sobre Antonio Miranda
Currículo Lattes
Grupo Renovación
Cuatro Tablas
Terra Brasilis
Em Destaque
Textos en Español
Xulio Formoso
Livro de Visitas
Colaboradores
Links Temáticos
Indique esta página
Sobre Antonio Miranda
 
 


 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

PAUL ÉLUARD
– CALIGRAFIA ÁRABE
( HASSAN MASSAUD )

 

Certo: Paul Éluard não era um calígrafo nem praticava a confecção de caligramas ou outro tipo de poesia visual, embora sua poesia fosse rica de imagens.

O que apresentamos aqui são dois fragmentos de sua poética elaborados pelo calígrafo HASSAN MASSAUD, em seu ateliê de Paris. Extraordinário mestre da arte caligráfica árabe – khat -, Massaud mereceu de sua discípula Aida Rameza Hanania (professora da USP) um estudo e a reprodução de uma seleção de suas mais notáveis peças*.

PAUL ÉLUARD dispensa apresentação. Cremos que é mais apropriado tecer alguns comentários, a partir da obra de Hanania, do sentido da caligrafia árabe. L. J. Lauand, na orelha do citado livro, afirma que ela “é a mais fiel expressão cultural do mundo árabe-islâmico, o leitor é levado não só às origens dessa arte, mas a palavra alcorâmica e aos alicerces da cultura árabe em geral”.  Tivemos esta sensaçã, em estado de êxtase, quando visitamos o Alhambra, em Granada, Espanha, onde a decoração dos palácios está centrada no letrismo dos textos, sagrados ou profanos. Uma decoração não-figurativa, ornamental e artística. Nas palavras da autora da obra, “A escrita, e sobretudo a caligrafia árabe, é uma das formas mais proeminentes de inserção do signo na realidade e na memória dos homens, pois fixa a língua que se tornou o veículo da revelação.” (HANANIA, p. 13).


“Em meus cadernos de escolar, escrevo teu nome, liberdade.”
(Paul Éluard)


“Habituamo-nos a atuado, menos a esses aviões de chumbo”.
(Paul Éluard) Caligrafia de H. M., 1991

 [Quem desejar aprofundar-se no tema, fica aqui o convite para visitar o livro de Ainda Rameza Hanaina e desfrutar da beleza da criação caligráfica de Hassan  Massaud, em:

HANANIA, Ainda Rameza.  A caligrafia árabe.  São Paulo: Martins Fonte, 1999.  145 p. Ilus. ISBN 85-336-1101-3 ]

 

Voltar à página de Poesia Visual Voltar ao topo da página

 

 

 
 
 
Home Poetas de A a Z Indique este site Sobre A. Miranda Contato
counter create hit
Envie mensagem a webmaster@antoniomiranda.com.br sobre este site da Web.
Copyright © 2004 Antonio Miranda
 
Click aqui Click aqui Click aqui Click aqui Click aqui Click aqui Click aqui Click aqui Click aqui Click aqui Home Contato Página de música Click aqui para pesquisar