Home
Sobre Antonio Miranda
Currículo Lattes
Grupo Renovación
Cuatro Tablas
Terra Brasilis
Em Destaque
Textos en Español
Xulio Formoso
Livro de Visitas
Colaboradores
Links Temáticos
Indique esta página
Sobre Antonio Miranda
 
 


 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

LUXURI PRINTING N. 2.  50 ANOS  -  50 DESIGNERS.  São Paulo: gráfica aquarela, 2010.  Ilus col. Texto em português e inglês.   ISSN 1960-8836.

 

Todo mundo sabe que tenho uma atração por livros de artes gráficas, poesia visual e artes plásticas em que o letrismo é o tema central ou parcial das imagens. O letrismo vem das decorações de templos, passa por manuscritos, avança pela tipografia, por telas e gravuras e atinge o mundo digital. Letras e palavras em que a forma das letras são o elemento plástico por excelência, desde os tipos especiais dos grandes tipógrafos, passando pela caligrafia dos chineses, árabes e persas, pelos caracteres góticos alemães e as formas dos alfabetos grego, russo, indiano... Um mundo extraordinário, como visual independente de seu significado em textos, embora seja também admirável a página de um Gutenberg ou as vinhetas com letras de códices e decorações de copistas medievais...  Arte Verbal. 

A obra LUXURI PRINTING N. 2  50 ANOS 50 DESIGNERS, da gráfica aquarela, é realmente um apanhado do melhor da evolução das artes gráficas e, para nossa alegria, muitos dos artistas valeram-se de letras na composição de suas peças, que foram magistralmente retrabalhadas e atualizadas pela equipe da editora.

Inclui o pioneiro Johannes Gutenberg, passa por Toulouse Lautrec, Gustave Klimt e Moholy Nagy, avança pelos artistas que renovaram as artes plásticas da primeira metade do século como Paul Klee, Moholy-Nagy e Victor Vassarely e chega aos “letristas”, da collage e do desenho, da pintura e do cartaz como Rodchenko, Max Bill e o pioneiro Tomasso Marinetti, além de divulgar gênios menos conhecidos como Alan Fletcher, Tibor Kalman, Herb Lubalin. E inclui um brasileiro, certamente do mesmo nível dos demais: o nosso Aloisio Magalhães, o artista dos cartemas.

Escolhemos o trabalho executado sobre a arte de NEVILLE BRODY (1957), Diretor de Arte da revista “The Face” que, segundo os editores, “domou o punk, transformando-o no idioma gráfico dos anos 80”. Nada menos...

 

                  NEVILLE BRODY

 

Edição e design de Vicente Gil Arquitetura e Design, com direção de criação de Nasha Gil. Capa em papel supremo Duo Design e miolo impresso em couché Suzano Printe matte 150 g/m2.

Uma edição empolgante! Belo projeto gráfico, de esmerado acabamento, mas sem luxo, de extremo bom gosto. Vinte mil exemplares, preço final por exemplar a preço realmente acessível!


 

 

 

 
 
 
Home Poetas de A a Z Indique este site Sobre A. Miranda Contato
counter create hit
Envie mensagem a webmaster@antoniomiranda.com.br sobre este site da Web.
Copyright © 2004 Antonio Miranda
 
Click aqui Click aqui Click aqui Click aqui Click aqui Click aqui Click aqui Click aqui Click aqui Click aqui Home Contato Página de música Click aqui para pesquisar