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Sobre Antonio Miranda
 
 


 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

NEI LEANDRO DE CASTRO

(1940—)

 

 

Foto: http://tribunadonorte.com.br/

 

(Caicó, 30 de maio de 1940) é um escritor brasileiro, participante do movimento poema/processo. É formado em direito, mas dedicou-se à publicidade. Foi um dos fundadores da revista natalense CACTUS.

Tem vários livros de poesia publicados, boa parte deles voltada para o erotismo, como Zona Erógena e Era uma Vez Eros. Em 2013, lançou seu último livro: Pássaro sem sono.

 

Em 1968 passou a morar no Rio de Janeiro. Colaborou no Pasquim de 1970 a 1974, publicando crônicas com o pseudônimo de NEIL DE CASTRO.

 

 

 

 

CASTRO, Nei Leandro de.  Romance da cidade de Natal.  2ª. edição.  Natal, RN: Sebo Vermelho, 2004. 73 p.  15x23 cm. Capa e projeto gráfico: Alexandre de Oliveira.  Editor: Abimael Silva.  “ Nei Leandro Castro “  Ex. bibl. Antonio Miranda

 

O BAIRRO DAS ROCAS

Paisagens. O galo da torre observa

 

- O povo das Rocas é visto

pelo galo, ao amanhecer.

A manhã ali se põe

De pé antes de querer.

 

Ou seja, ali a manhã

não mais serve ao seu fim:

em vez de acordar, acorda-a

o mestre Valentim.

 

No cais do Canto do Mangue

é água mansa do rio,   

apenas arrepiada

por uma onda de frio:

 

a pele cortada pela

lâmina corrente de ar

que sobre o dorso das águas

desce da noite do mar.

 

Dali os veleiros partem

todos a uma só hora

e transpõem a barra antes

que a transponha a aurora.

 

A mulher que permanece

não espera pelo homem.

E tudo tão rotineiro

como sua antiga fome

 

ou como o feto anual

que intumesce seu ventre

ou ainda como a morte '

de um tísico, seu parente.

 

Meninos sujos, sem cor

definida, fazem festa

nas poças frias de lama

da Rua da Floresta.

 

O galo da torre, olhando,

humanamente tece

um canto rubro de amor

às crianças., Mas permanece

 

— porque feito de metáfora -

silente, na altaneira

torre cinza de azulejos.

E depois olha a Ribeira.  

 

 

 

 

A múltipla atividade intelectual de Nei Leandro de Castro fez com que as propostas vanguardistas do Estado caminhassem com bastante lucidez: incentivador nas horas certas, estudioso da obra de Guimarães Rosa, sempre combateu o romantismo provinciano dos elogios mútuos e as "igrejinhas" literárias sem consequências criadoras. Da poesia-sentimento (O Pastor e a flauta, 1961; Voz geral, 1963) evoluiu para o poema- linguagem (1822, 1966; a 3" mundial, 1968; decomposição do nu, 1969; erótica, 1969; soneto das vogais, 1969; isoporno gráfico, 1970), fazendo um estágio em João Cabral de Melo Neto: Romance da Cidade do Natal, 1964. Porém já se sentia em alguns versos de Voz geral a preocupação básica daqueles que lidam com os instrumentos do fazer poético: fundar novas formas expressionais e novos processos estético-informacionais.

 

A vivência corri 6 mundo verbal de Guimarães Rosa — a vivência com palavras do porte de bambalango, coscuvilho, fosforém, horrorizância, lequelequear, lugarim, mogúncias, nonada, prostitutriz etc. — foi de indiscutível significação para o comportamento vanguardístico de Nei Leandro. Verdade seja dita: nas atitudes e nas declarações, o autor de Universo e vocabulário do Grande Sertão nunca chegaria à radicalidade explosiva de um Dailor Varela, de um Anchieta Fernandes, de um Falves Silva, de um Marcos Silva. Sua radicalidade vai se concentrar rios poemas, sobretudo em 1822, a 39 mundial e decomposição do nu. Analisemos o último,  que seria, produzido em  território português

 

Trata-se de uma sequência numeral, de um a nove, cuja existência se marca pela escrita da iconicidade.  O poema desdobra-se em nove fases, instaurando-se de modo progressivo: a primeira fase ocupa um espaço signico; a segunda, dois; a terceira três, e assim por

diante, até a última, que ocupa nove espaços. O número — seja 2, seja 3, seja 9 — define-se sempre no último espaço de cada fase, sendo que o número l já nasce definido em sua simbologia fálica. Temos a estrutura geral do poema e as estruturas particulares das fases ( ver imagem...): o poema avança, erótica e visualmente, através de recuos gráficos — retornos semânticos a um dado ponto de partida, podê-lo-emos afirmar.  Considere-se o ponto de partida como uma necessidade gráfica, depois de intervalos visuais entre um número e outro. Teríamos, assim, nove poemas dentro de um só poema: cada fase-poema, sobretudo a partir da terceira, tendo uma realidade estética própria (a realidade semântica seria a mesma para todas as fases).

 

Não se deve perder, no entanto, o sentido da totalidade. A soma, neste caso, é indispensável: a soma que perfaz 45 unidades espaciais — as unidades temáticas do poema.  Há que observar: as proposições eróticas de decomposição do nu(mero) manifestam-se antes como indicações/sugestões de uma escrita visual fundada na exigência da invenção. E, em se tratando de arte, tendo em vista suas rupturas e sua evolução, faz-se necessário assumir os riscos de uma possível incomunicabilidade. Nei Leandro o sabe muito bem. Mesmo que, hoje, esteja voltado para a publicidade.

 

 

 

Texto extraído de

CIRNE, Moacy.  Vanguarda: um projeto semiológico. Petrópolis: Vozes, 1975.  144 p.  ilus.   12x20 cm.  Capa: Nenn.   Col. A.M 

 

 

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POESIA ERÓTICA:

 

 

SAVARY, Olga, org. Carne viva1ª antologia brasileira de poemas eróticos.  Rio de           Janeiro: Editora Anima, 1984,  348 p.  14x21 cm.  Capa: ilustração de Sérgio Ferro. Inclui 77 poetas ativos no final do século 20.  Col. A.M.

 

        oração ao pé feminino

 

                Vem com pés de lã passear pelo meu peito,
vem de manso ou de repente, pé de anjo,
vem de qualquer jeito
domar o meu espanto de ser subjugado
sob os pilotis das coxas do objeto amado.

        Vem com uma pulseira de cobre nos artelhos
exorcizar os mil demônios
que se enroscam entre os meus pentelhos.
Vem ser lambido lambuzado entre os dedos,
vem girar os calcanhares no meu rosto,
torturador sádico querendo extorquir segredos.
Vem me submeter à tua tirania sem idade,
sem violentar e ser violentado.
cair de pé, em pé de igualdade.
Vem, com teu exército de dedos sobre mim perplexo.
Vem pedestal. Vem, ó sereníssimo,
esmagar a cabeça de serpente do meu sexo.

 

 

 

                bodas

 

             
Com os dedos, quase bruto, vou tocar
a carnadura dos teus grandes lábios
e vou além explorador abrindo
as redondas clareiras do teu gozo,

 

             onde entrarei com o ímpeto sereno
de macho que afaga e que deflora.
Quero te ver no cio, putana, virgem,
me machucando com os teus caninos.

 

             Afiando as garras no meu lombo.
Em represália, eu te parto ao meio,
coisa frágil que es, corça de louça,

 

             que fustigada investe com tal fúria,
me engole todo, me mata, me mastiga
e me devolve trapo: homem após gozo.

 

 


 

 

 
 
 
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