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Sobre Antonio Miranda
 
 


 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

GEERT VERMEIRE

 

Geert Vermeire é um artista, escritor, performer, curador e bibliotecário / especialista de informação. Em sua atividade artística nas fronteiras entre essas disciplinas se sobrepõem. Ele cria site specific instalações, paisagens sonoras, performances e (inter) ações artísticas no espaço público. Sua obra artística está situado nos domínios da arte digital, site specific e locative art, sempre em diálogo de uma (virtual, híbrido, compartilhado ou físico) espaço / local com a palavra, imagem e som. Em sua obra a participação do público é essencial, mas também a colaboração com outros artistas ou especialistas de outras disciplinas. Ele era ativo como um artista na Bélgica, França, Holanda, Alemanha, Itália, Portugal, Grécia, Polónia e Brasil. Em um duo artístico com Stefaan van Biesen ele explora, desde 2004, som, poesia, arte e conhecimento de uma forma interactiva e em desde o último ano especialmente com locative media. Desde 2010 ele trabalha em conjunto com um grupo de engenheiros e artistas da Áustria e da Espanha no desenvolvimento dos geolocated soundwalks e projetos de arte baseados na tecnologia em que a palavra imagem, arte e som são integrados através de locative media ou low technology. Para o Festival Português Encontros da Imagem ele criou, em 2010, juntamente com o artista galego Horacio González, uma instalação / performance de vídeo meditativa no Mosteiro de Tibães usando a tecnologia de reconhecimento de imagem e scanners: "Panoramic Silence". Para S.M.A.K. (Museu de Arte Contemporânea de Ghent), ele realizou em 2011, com o artista espanhol Enrique Tomas e Stefaan van Biesen uma geolocalized soundwalk para smartphones "(no) Tour Ghent". O uso da tecnologia no trabalho artístico de Geert Vermeire é paradoxalmente sobre a abrandar, visualizando / inversão de tempo e se movendo para dentro, criando um vácuo e as zonas de tranquilidade.  

O corpo como instrumento e tecnologia como uma extensão do corpo e dos sentidos é uma área que ele explora e desenvolve nos seus últimos trabalhos artísticos através de colaborações com os artistas mencionados, mas também com a artista austríaca Ursula Guttmann eo artista grego Yiannis Melanitis. Ele também trabalha regularmente com músicos e compositores. Ele criou vários projetos de arte artísticas e educativas, incluindo o compositor belga John Snauwaert, Filip Martens e Vincent Ghadimi, o compositor alemão Hans Graf e Günter Bialas, o compositor Português Nelson de Quinhones e artista sonoro Henrique Fernandes, o compositor grego Andrew Diktyopoulos ea pianista Maria Aloupi, eo compositor brasileiro Renio Quintas. Ele publicou também várias publicações (poesia, ensaios, reflexões sobre a arte) nos Países Baixos, Bélgica, Portugal, Grécia e Brasil. Ele também é o autor e criador da ópera infantil "A rosa eo vagabundo ', produzido pela organização da música nacional "Jeunesses Musicales ", em Bruxelas em 2008. A versão francesa foi feita em 2009. Ele deu palestras e workshops no S.M.A.K .(Museu de Arte Contemporânea de Ghent), PoetryCenter Ghent, na festival de literatura Het Beschrijf Bruxelas, na Royal Academy of Arts em Ghent, Art University Sint Lukas Gent, na Academia de Belas Artes e na Universidade de Lodz, na Academia Hungria de Artes e Ciências em Tirgu Mures, na Universidade de Belas Artes de Atenas (ASFA), no Centro Grego de Composição Musical e Performance, no Centro Cultural About em Atenas, no Museu de Arte Contemporânea de Serralves no Porto, na Universidade do Minho ( Guimarães / Braga) em Portugal, no ECCO em Brasília. Como curador de arte, ele era ativo na Bélgica, Portugal, Roménia, Grécia e no Brasil, entre outros no BOZAR em Bruxelas, na BAW Festival de Arte e Tecnologia de Tirgu Mures, no Festival Encontros da Imagem de Braga e no Mosteiro de Tibães (Portugal), na Academia de Belas Artes de Atenas e no Instituto Goethe. Desde 2000, ele criou também vários projetos de arte e de arte educação na Bélgica para o governo, museus e escolas.

O sonho de um bibliotecário

          para Antonio Miranda

 

Um bibliotecário é um jardineiro de pensamentos
que crescem no toque macio da terra,
no movimento da água,
que são escritos com um dedo, apontando para a lua.

Ele vê as palavras,
fala com elas, afetivo
as protege do sol ardente,
cuida delas com uma luz interior

ele as colhe
e abre suas mãos
quando elas se espalham
para outro mundo.

Um bibliotecário torna-se invisível
no calor das palavras,
voltando para casa

enquanto ele dorme em cobertores
de pensamentos,
que ainda não nasceram.

Bibliotecários são poetas
quando estão dormindo.
 

 

Palavras crescendo / numa biblioteca
Instalação na biblioteca de Geert Vermeire em Bruges, Bélgica (Páscoa 2005)
– exposição 24 horas com obras de Stefaan Vaa Biesen, Filip Van de Velde e Geert Vermeire.

 

II BIENAL INTERNACIONAL DE POESIA DE BRASÍLIA – Poemário. Org. Menezes y Morais.  Brasília: Biblioteca Nacional de Brasília, 2011.  s.p.  Ex. único.

 

 

Cabe ressaltar: a II BIP – Bienal Internacional de Poesia era para ter sido celebrada para comemorar o cinquentenário de Brasília, mas Governo do Distrito Federal impediu a sua realização. Mas decidimos divulgar os textos pela internet.

 

 

 

 

En kunnen we dan nog hoger?     

We kunnen spelen dat ik je vraag 

nog dieper te zwijgen, waarna jij, 

ernstig, zoals je me altijd plaagt,

 

'ja' antwoorden zou.   

We zouden dromen. Van verhitte middagen.   

Afgebakende fantazieën als de onze.     

 

Ergens op Perzische muren geschreven.

 

 

Álgebra

 

E podemos ainda mais acima?

Podemos brincar eu lhe pergunto

de calar-se ainda mais profundo, e depois você,

em sério, como você sempre me provoca,

 

responda ‘sim’.

Poderíamos sonhar. Tardes quentes.

Marcados como nossas fantasias.

Em algum lugar escrito nas paredes persas.

 

 

 

Zwijgen

 

Nu betastten we de beide ogen,   

zonder noembare reden gesloten, 

tenslotte uitgestoken.

 

We zingen, dansen, reiken naar    

herinnerde wolken en kijk,   

ook onze handen worden doorschijnend.

 

 

 

Ficar em silêncio


Agora nós sentimos os dois olhos,
fechados sem motivo,
finalmente arrancados.

Nós cantamos, dançamos, alcançamos
as nuvens lembradas e, olha,
nossas mãos são translúcidas.

 

 

Im Abendrot

 

Há cortes em cores

que nós dois escolhemos:

após o que certa noite, nossa respiração

parou no vermelho,

 

onde o tempo chegou

como um estranho perdido.

 

Ele também parou. Eu perguntei:

"Deixe-me repintar você,

antes que uma pergunta chova

sobre este jogo."

 

Eu colori você no tempo

em que eu o acompanhava distraído,

 

com o ultimo pincel,

esmagado como o gelo

em fogo alto por você.

 

Eu estava nevando.

 

 

Im Abendrot

 

Er is gesneden in kleuren    

die we beide kozen:    

wat een avond en onze adem

tocht rood tot stilstand

bracht,     

 

waarbij de tijd als een 

verloren vreemde is gekomen.

 

Ook hij bleef staan. Ik vroeg:       

'Laat mij je herschilderen, nog     

voor een vraag dit spel beregent.'

 

Ik kleurde jou in hem,

waarbij ik onmerkbaar ben meegegaan,

 

een laatste penseel

brekend als ijs   

in grote warmte voor jou.

 

Ik sneeuwde.

 

 

 

Karfreitagszauber

 

Ele curvou-se e balançou

a cabeça. Este país reconheceu-o.

 

Como um tom suave

sacrificou o seu nome, mais profundo

de uma palavra.

 

Ele cantou

em seus raios. Uma semeadura

que floresceu como um beijo

iminente.

 

Em uma

chuva azul o seu rosto desdobrou-se

como o mar e a terra,

encontrando-se novamente.

 

Nenhuma fronteira, nenhuma palavra.

Toda lágrima derretida.

 

Karfreitagszauber

 

   Hij boog zich en schudde het     

      hoofd. Dit land kende hem.

 

Als een zachte toon

    offerde hij zijn naam, dieper

dan een woord.

 

Hij zong

         in zijn stralen. Een zaaien

   dat ontlook als een naderende

kus.

 

In een blauwe

   regen ontplooide zijn gezicht

    als elkaar teruggevonden zee

en land.

 

Geen grens, geen woord.

                                                                                   Elke traan versmolt.

 

 

Página publicada em outubro de 2011; ampliada em abril de 2019


 

 

 
 
 
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