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Sobre Antonio Miranda
 
 


 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 



ALMANDRADE 


Antônio Luiz M. Andrade. É arquiteto, poeta e artista plástico baiano, de Salvador. Como artista plástico já participou de quatro bienais internacionais em São Paulo, além de várias outras exposições no país e no exterior. Editou em 74 a revista “Semiótica”.  Seus poemas procuram dar às palavras intensidade plástica, forma. Publicou os livros “O Sacrifício dos Sentidos”, “Obscuridade do Riso”, “Poemas”, “Suor Noturno” e no prelo, “Arquitetura de Algodão”. É um dos grandes nomes brasileiros do poema visual e, já teve matéria sobre sua obra publicada na Revista Pampulha.

http://notivaga.com/mpa.asp?autor=Almandrade

El artista plástico, poeta y arquitecto ha producido una obra que se encamina hacia una estética minimalista, hacia una poética que se expresa utilizando un vocabulario mínimo, ya sea pictórico o linguístico. Almandrade es uno de los principales nombres de la poesía visual de Brasil de los años 70.

En definitiva, un artista que viene sorprendiendo desde hace treinta años con el rigor, la sutileza y la coherencia de trabajar con distintos soportes seguido por una tradición de un saber singular.

http://www.imperios.com/monse/escultor/almandrade/almandrade.htm http://www.expoart.com.br/almandrade/



 

 

LIVRO – POEMA
sem data – anos 70 ??

Feito a mão e carimbo com nome do autor.

Doação de Paco Cac ao Portal de Poeisa Iberoamericana






 

Trabalho singular este livro-poema de Almandrade. A palavra surge de uma linha contínua que se articula, compõe, forma-se em páginas sucessivas até revelar-se caligraficamente. Um achado,
ígneo, de uma intuição criativa reveladora. Palavra-poema. Da forma para o sentido, denominação, palavra-objeto em gestação. Caso raro de composição visual pois efetivamente parte da imagem para sua nominação, valendo-se do movimento — o browsing, folhear —no espaço-tempo de sua revelação, pela animação/participação do “leitor”. Manuscrito, artesanal, obra de artista calígrafo gerando sua própria inscrição objetual.
ANTONIO MIRANDA

 


ASSINATURA DO AUTOR SOBRE CARIMBO

Doação de Paco Cac ao Portal de Poesia Iberoamericana  

 

CARTÃO POSTAL
impresso, anos 70 ?? -sem título

Doação de Paco Cac ao Portal de Poeisa Iberoamericana

 

Extraído de:

MOSTRA NACIONAL DE POESIA VISUAL. Natal RN 30/06 – 14/07 1995. Organizadores: Avelino de Araujo, Bianor Paulino, Falves Silva, J. Medeiros.  Natal: Galeria Conviv´Art - UFRN, 1985.  s.p.  ilus.  15,5x21 cm Ex. bibl. Antonio Miranda

 

Palavra-Coisa

ATÉ - 17 mar 2018

Carbono Galeria - São Paulo, Brasil

A mostra reúne obras de Almandrade, Antoni Muntadas, Arnaldo Antunes, Fernando Laszlo, Lenora de Barros, Marcos Chaves Tadeu Jungle e Walter Silveira, produzidas especialmente para a exposiçãoque exploram as dimensões verbais, sonoras e plásticas que unem literatura, música e artes visuais.

A SEGUIR, duas imagens da obra de ALMANDRADE 

 

Imagem: 

Almandrade
"seXos", 2018
acrílico
40 X 30 x 18 cm
Edição de 10 + 2PA

 Originalmente concebido como uma pintura, datada de 1978, LIÇÃO DE SEMIÓTICA é um obra que possui impressa a identidade artística e poética de Almandrade. O uso econômico de cores, formas e palavras a partir de um trocadilho inteligente de múltiplos sentidos são características recorrentes em suas obras. Em LIÇÃO DE SEMIÓTICA, o artista utiliza semanticamente as duas partes da palavra cuja a união é a base essencial das rupturas poéticas. As preocupações simultâneas visual e sonora, do significante, somada a verbal, do significado, se relacionam diretamente com os movimentos de poesia expandida, como a poesia concreta brasileira e seus desdobramentos nacionais na poesia neoconcreta e no poema processo.

 

Originalmente concebido como uma pintura, datada de 1978, LIÇÃO DE SEMIÓTICA é um obra que possui impressa a identidade artística e poética de Almandrade. O uso econômico de cores, formas e palavras a partir de um trocadilho inteligente de múltiplos sentidos são características recorrentes em suas obras. Em LIÇÃO DE SEMIÓTICA, o artista utiliza semanticamente as duas partes da palavra cuja a união é a base essencial das rupturas poéticas. As preocupações simultâneas visual e sonora, do significante, somada a verbal, do significado, se relacionam diretamente com os movimentos de poesia expandida, como a poesia concreta brasileira e seus desdobramentos nacionais na poesia neoconcreta e no poema processo.

 

 

 




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