Home
Sobre Antonio Miranda
Currículo Lattes
Grupo Renovación
Cuatro Tablas
Terra Brasilis
Em Destaque
Textos en Español
Xulio Formoso
Livro de Visitas
Colaboradores
Links Temáticos
Indique esta página
Sobre Antonio Miranda
 
 


 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 
 

 

ANIBAL ALBUQUERQUE

 

Aníbal Albuquerque é Contista, Crítico literário, Cronista, Ensaísta, Poeta e Romancista. Nasceu em Castro (Paraná), a 17 de setembro de 1938, sendo filho de Olavo de Oliveira Albuquerque e Ernestina Signorelli Albuquerque.

Ocupa a cadeira de nº 13 da Academia Varginhense de Letras, Artes e Ciências, empossado em 05 de março de 1996, onde exerce a função de Vice-Presidente. Com menos de um ano de idade veio para Três Corações (MG). Formado pela Academia Militar das Agulhas Negras, ingressou por concurso no Magistério do Exército. É engenheiro civil e graduado em Letras pela Universidade Federal do Ceará. Pós-graduado em Literatura Brasileira pela PUC-MG, é Mestre em Literaturas de Língua Portuguesa pela mesma universidade católica mineira. Exerceu o magistério superior na Fundação de Ensino e Pesquisa do Sul de Minas, em Varginha (MG), onde reside atualmente.

Pertence à União Brasileira de Escritores. Participou de inúmeras antologias e obteve inúmeros prêmios nacionais em conto, crônica e poesia. Entre eles, destacando-se: primeiro lugar no Concurso Nacional de Sonetos do Grêmio Literário Castro Alves, em Porto Alegre (1992); medalha de ouro comSolidão Urbana, entre 2.064 concorrentes, no III Concurso Nacional de Crônicas do Clube Literário Brasília (1994); primeiro lugar em crônicas, com o Sonho do Poeta, no concurso de Contos. Crônicas e Poesia de 1994, conquistando o "Prêmio Rubens Falcão", com o poema “Nordeste”; primeiro lugar no Concurso Nacional de Contos, promovido pela Associação Paraense de Escritores, em Belém, com Universo Destruído (1995); primeiro lugar, com o mesmo texto, no VII Concurso de Contos José Cândido de Carvalho, promovido pela Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima, em Campos dos Goitacazes-RJ,1995). Pùblicou "Mineiras Emoções" (poemas), em 1993, o livreto infantil em versos "Letícia e Seus Amigos" (1994), "De PC a Senna, dos 7 Anões ao Real:

Três Dúzias de Crônicas" (S.Paulo - Scortecci, 1994), lançado na 13ª Bienal Internacional do Livro, no Ibirapuera. Participa do livreto "Três Contos Reais" (Edições Alba, 1996), com os ficcionistas Rogério Salgado e Said Oliveira, lançado no dia 21 de março, em Caxambu, no I Encontro Estadual de Escritores; "Atalaia - Fragmentos de vida" (S.Paulo - Scortecci, 1996). Juntamente com Ailton Rocha e Oreste M. Regisoani, integra o livro "Nove Estórias de Amor e Vida"(S. Paulo - Scortecci, 1996); "O E.T. de Varginha, Sua Verdadeira História" (Edições Alba, 1996); "Um Passeio Pela Obra de Cícero Acaiaba, Talento Esquecido" (Edições alba, 2001), dissertação de mestrado, defendida e aprovada na PUC-MG em 31 de outubro de 1995, apresentada na 48ª Reunião Anual sa SBPC, em São Paulo, na tarde de 11 de julho de 1996. Possui inéditos o livro de contos "O Segredo e Outras Histórias"; dois de ensaios literários; os livros de poemas "Sonetos do Longe e do Agora" e "A Aranha e o Poeta".


Fonte da biografia: http://avlac.blogspot.com

 

SONETOS. v.1.Jaboatão dos Guararapes: Editora Guararapes EGM, s.d.  154 p.  16,5 x 11       cm.  ilus. col.  Editor Edson Guedes de Moraes. Inclui 148 sonetos de uma centena de poetas brasileiros e portugueses.  Ex. bibl. Antonio Miranda


 

 

 

Página publicada em julho de 2018


 

 

 
 
 
Home Poetas de A a Z Indique este site Sobre A. Miranda Contato
counter create hit
Envie mensagem a webmaster@antoniomiranda.com.br sobre este site da Web.
Copyright © 2004 Antonio Miranda
 
Click aqui Click aqui Click aqui Click aqui Click aqui Click aqui Click aqui Click aqui Click aqui Click aqui Home Contato Página de música Click aqui para pesquisar