Home
Sobre Antonio Miranda
Currículo Lattes
Grupo Renovación
Cuatro Tablas
Terra Brasilis
Em Destaque
Textos en Español
Xulio Formoso
Livro de Visitas
Colaboradores
Links Temáticos
Indique esta página
Sobre Antonio Miranda
 
 


 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


 

TEMA: O Futuro da Biblioteca Universitária na perspectiva do Ensino, Inovação, Criação, Pesquisa e Extensão.

Presidente de Honra do evento:
ANTONIO
Lisboa Carvalho de MIRANDA

A abertura do evento aconteceu na 2ª. feira 16 de abril de 2016, a partir das 19 horas, no TEATRO CASTRO ALVES, com um espetáculo de dança Com que sonhamos – Escola de Dança da Universidade Federal da Bahia.

 

Antonio Miranda no palco do Teatro Castro Alves, em Salvador, Bahia, na ocasião da homenagem como Patrono do XX SNBU, dia 16 de abril de 2018.

 

HOMENAGEM AO PROFESSOR
ANTONIO LISBOA CARVALHO DE MIRANDA

 

Por REGINA TONINI JÚNIOR

“Todo ponto de vista é a vista de um ponto. Para entender como alguém lê, é necessário saber como são seus olhos e qual é a visão de mundo. Isso faz da leitura sempre uma releitura.  

LEONARDO BOFF

É com imensa satisfação que tenho a honra de prestar esta justa homenagem ao Professor Antonio Lisboa Carvalho de Miranda, nesta solenidade de abertura do XX Seminário Nacional de Bibliotecas Universitárias, edição 2018.

 

Placa comemorativa outorgada ao Prof. Antonio Miranda pela Universidade Federal da Bahia.

 

Falar sobre Miranda — permita-me assim, Mestre, decliná-lo pelo sobrenome com tanta intimidade. Não é uma tarefa das mais fáceis, pois, estamos diante de uma das personalidades ilustres do Brasil. Quer pela sua condição de ocupante de diversos cargos na sua trajetória profissional, como por exemplo, Primeiro Diretor e Organizador da Biblioteca Nacional de Brasília, quer pelo seu vasto cabedal de conhecimentos, como doutor, poeta, dramaturgo, escultor, poliglota, escritor que já publicou romances, poesias e peças teatrais, em vários países, quer pelo seu lado humano, como colecionador de raridades e de plantas, quer pela sua performance, na abordagem de assuntos dos mais diversos, sempre com bom-humor e muitas histórias para contar, na sua condição de cidadão do mundo.

Enquanto cientista da informação, nome mais adequado para quem lida com o imenso leque de competências nos dias de hoje. Além daquelas afeitas ao conceito stricto sensu de profissional bibliotecário, Miranda conheceu todo o processo evolutivo deste universo, tornando-se ao longo dos anos uma das principais referências nesta área.

Antônio Lisboa Carvalho de Miranda é maranhense, nascido em Bacabal. Sua formação em Biblioteconomia foi na Universidade Central da Venezuela, tornou-se Mestre em Biblioteconomia pela Loughborough University of Technology , LUT - Inglaterra. Tornou-se Doutor em Ciência da Comunicação pela Universidade de São Paulo.

Foi professor e coordenador do Programa de Pós-graduação do Departamento de Ciência da Informação da Universidade de Brasília, ministra aulas e cursos por todo o Brasil e países íbero-americanos. Foi o criador da Comutação Bibliográfica no Brasil. Atividade que possibilita às bibliotecas expandir os seus serviços e utilização do seu acervo por meio do empréstimo inter-bibliotecário.

Em 1967, por decisão própria, exilou-se para viver intensamente um período de efervescente agitação cultural na América Latina, dedicou-se à produção literária e artística. Sua criatividade, foi reconhecida com prémios pela crítica internacional em Medellin — Colômbia, San Juan de Puerto Rico. Miranda viveu e publicou em Buenos Aires (Argentina), em Caracas (Venezuela), Bogotá (Colômbia) e em Londres (Inglaterra). Sua peça teatral, Tu País Está Feliz, foi estreada em 1971, foi representada em mais de 20 países e, publicada no Brasil em 1979.

Após a aposentadoria oficial, continua trabalhando como Professor Colaborador Sênior, é orientador de teses e pesquisas. Eu, como outros colegas presentes neste auditório, tivemos a honra de sermos orientados por ele. Uma característica marcante da personalidade dele é o entusiasmo e o compromisso com as suas atribuições, com a sociedade, com o seu país. . No meu caso, após a defesa da dissertação de Mestrado, ele me cobrou a publicação do livro "Custo na Gestão da Informação", que, aliás, foi lançado no XIV SNBU, em 2006.

Antônio Miranda é consultor de Planejamento Arquitetônico para Bibliotecas e Centros de Documentação é também consultor em Planejamento de Sistemas de Informação, tendo como foco a alfabetização para inclusão digital e comunicação científica.

Atualmente, estuda os fenómenos da comunicação da informação com interesse nos processos criativos, estéticos e éticos no âmbito da convergência tecnológica.

Sua experiência profissional, devido à amplitude, não caberia ser citada integralmente nessa singela homenagem, pelas limitações que o tempo impõe. Assim, peço desculpas ao Mestre por não declinar cada atividade desenvolvida, mas pinçar algumas, dentre tantas.

Antônio Miranda foi assessor da CAPES de 1977 a 1980. No mesmo período exerceu outras atividades técnico-científicas, como Assessor Especial de Planejamento Bibliotecário, e Planejamento de Sistemas de Informação. Foi, ainda, responsável pelo Programa de Bibliotecas Universitárias e pela institucionalização do Programa COMUT.

Foi reconhecido por meio de prémios e títulos como: Professor Emérito, pela Universidade de Brasília, em 2014, Representante da União Latina, no Brasil, por designação da entidade sediada em Paris e homologada pelo Itamaraty a partir de 2010, recebeu o Diploma de Defensor do Cerrado, outorgado pelo Jardim Botânico de Brasília. Por seus elevados méritos académicos e professionais em sua especialidade, é Professor Honoris Causa, pela Universidad Ricardo Palma, Lima, Peru.

Com diversos artigos e livros publicados no Brasil e no exterior, ultrapassando a casa das centenas, seja na área acadêmica ou no segmento da poesia, adquiriu projeção internacional.

É por esta razão que neste dia 16 de abril de 2018, o XX Seminário Nacional de Bibliotecas Universitárias presta esta justa homenagem ao Professor Doutor Antonio Lisboa Carvalho de Miranda. 

 

 

 


 

 

 
 
 
Home Poetas de A a Z Indique este site Sobre A. Miranda Contato
counter create hit
Envie mensagem a webmaster@antoniomiranda.com.br sobre este site da Web.
Copyright © 2004 Antonio Miranda
 
Click aqui Click aqui Click aqui Click aqui Click aqui Click aqui Click aqui Click aqui Click aqui Click aqui Home Contato Página de música Click aqui para pesquisar