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                                       Rubens Borba de Moraes
                     
                     
                   
                  NO  PORTAL: LIVRO NOVO OU ANTIGO, ARTESANAL OU INDUSTRIAL? E OS BOOKS? OUTRAS  FONTES? 
                            Por Antonio  Miranda, professor emérito da  Universidade de Brasília 
                    
                            Eu  não sou um bibliófilo, ao contrário do que muita gente pensa, por manter uma  vasta biblioteca particular na Chácara Irecê, há 25 anos, em franco  crescimento. Além dos livros que conservo desde a juventude. 
                   
                              Sou  um colecionador de livros. Melhor: sou um bibliotecário. Recebi o título pela  Universidad Central da Venezuela, em 1970. 
                   
                              Rubens  Borba de Morais*, em sua consagrada obra “O Bibliófilo Aprendiz”, nos ensinou  tudo e eu aprendi mais sobre o tema orientando a tese de Oto Dias  Reifschneider. 
                   
                              Gosto  de livros impressos, também os ilustrados, os e-books e também de “livros de  artistas”, edições especiais, cordel e objetuais, não descartando as  publicações comerciais se o conteúdo for de interesse para as minhas pesquisas. 
                   
                              Compro  livros e outras versões de textos de e sobre poesia para saciar minha  curiosidade sobre a poética em geral e a ibero-americana em particular. Como  declarou Picasso, “eu não busco, eu encontro”... Viajo muito, visito livrarias  e sebos em muitos países e frequento vendedores que oferecem suas obras pela  internet. Frequento feiras de livros em muitos lugares e tento acompanhar as  novas edições de editoras comerciais e alternativas. Excepcionalmente, também  leilões, sem demandas específicas, por curiosidade, quando disponho de tempo  para isso, o que é raro... 
                   
                              Compro  conforme as minhas limitações financeiras, ganho exemplares de editoras e  autores, troco outros com amigos. Conservo até obras de valor duvidoso, para um  descarte futuro. 
                   
                              Vou  selecionando poemas e outros textos, incluindo imagens, entrevistas, vídeos,  manuscritos, autógrafos e mensagens recebidas para compor o repositório do  Portal de Poesia Ibero-americana. Com uma estrutura definida: seções de autores  brasileiros, hispano-americanos, africanos de expressão lusófona, poesia  visual, haikai, infantil, erótica, além de ensaios, músicas, fotos e e-books,  vídeo-poemas e outros materiais que ampliam a visão do foco na nossa poesia.  Doze anos de escolhas, em ações programáticas ou erráticas, ao sabor das  oportunidades e possibilidades, selecionando ou aceitando a contribuição de  colaboradores de vários países. 
                              
                   Sem  apoio oficial. Nos limites da lei dos “direitos autorais” cedidos por autores e  editores, ou hasteando no princípio do “direito universal à informação como  direito humano”, pelo ideal do “creative commons” e do “Science commons”, do  “fair use” em favor da educação, difundindo a cultura e promovendo a leitura.  Agora estamos ultimando a adoção da licença do ISSN, para que os nossos  colaboradores tenham o reconhecimento de suas criações literárias pelas  agências de avaliação da produção científica e artística.  
                   
                              Milhões  de visitas de internautas — à frente os leitores de poesia infantil, o que  garante que a poesia se perpetua na sociedade — de mais de 200 países — aos  textos em português, espanhol, inglês, francês, italiano e, eventualmente, em  outras línguas, sendo mais de 90% através de buscadores (tipo Google): tudo  demonstrando que a poesia, ao contrário do que se apregoa, tem um público  considerável e assíduo. 
                   
                              E  acrescentamos mais e mais registros novos e atualizamos outros o tempo todo,  quase todos os dias, até quando tivermos força e condição física, com o  entusiasmo e paixão pela poesia. 
                  PORTAL DE POESIA IBERO-AMERICANA 
                    Caixa Postal 4548 – UNB 
                    7094-970 BRASÍLIA, DF - BRASIL  
                    
                  *Ele foi um  bibliófilo de verdade. Um dos fundadores do curso de biblioteconomia da  Universidade de Brasília. Dirigiu a Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro e a  da O.N.U., em Nova Iorque, e o seu valioso acervo foi incorporado à Brasiliana  de José Mindlin, agora hospedada em prédio próprio na USP.  
                
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