Home
Sobre Antonio Miranda
Currículo Lattes
Grupo Renovación
Cuatro Tablas
Terra Brasilis
Em Destaque
Textos en Español
Xulio Formoso
Livro de Visitas
Colaboradores
Links Temáticos
Indique esta página
Sobre Antonio Miranda
 
 


 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 
VIAGENS DE ANTONIO MIRANDA PELO MUNDO
BROADWAY - 1989

The Broadway about 1989. Photo supplied by Ian Paine.

 

BROADWAY - 1989

 

Andei pelos EEUU mais de dois meses, desde o mês de março. Algumas impressões de viagem pretendo transcrevê-las nas páginas seguintes. Foi uma viagem de estudos, com bases mais permanentes em Nova Iorque e Washington  e viagens curtas a Ann Arbor (Michigan), Columbus (Ohio), Chapel Hill (North Carolina), San Francisco e Los Angeles (California), além das andanças pelos estados de Pennsylvania, Delaware, Maryland, Virginia, Indiana, Missouri, Kentucky, Michigan, Illinois e Tennessee. Uma viagem quase do tamanho do próprio país.
***

 A Broadway  é o centro da atividade teatral nos Estados Unidos da América. O Times Square, em plena Broadway,
sempre foi o lugar dos grandes espetáculos, fonte de criação permanente, onde surgem e consolidam-se os maiores nomes, lugar de divas e susperstars, dos grandes mitos da idolatria teatral.
Times Square está em processo de transformação física radical. Seu largo espaço aberto, com suas luzes de profundos horizontes, está agora em estado febril de demolições e construções, com mais de uma dúzia de arranha-céus levantando dos escombros, por detrás dos tapumes. Quando concluídos, vai torná-lo mais denso, mais fechado, mais sombrio.  Mas, sem dúvida, não vai diminuir  o brilho de suas noites nem cercear o seu fervilhante movimento.

Fiquei horas em filas com meus amigos Ana Flávia e Bob para tentar conseguir entrada da última hora. Para o “Fantasma da Ópera” as entradas estavam esgotadas para os quatro meses seguintes, mas sempre tem uns quantos desistentes.
Conseguimos ver dois espetáculos.  “Metamorphosis”’, -Kafka, com um cenário geometrizante se rígido, com diálogos despistantes e propositadamente absurdos, resultou interessante, mas pouco transcendente. Gostei do texto, embora muito linear, com atores excelentes, carregando com brilho e força a pesadez dos diálogos.
O que frustrou mesmo foi o bailarino Barishnsikov, como ator. Ele consegue criar um personagem convincente, mas não suficientemente elaborado. A voz ácida, um tanto estridente. A atuação apenas razoável. Como grande bailarino que é, talvez pudesse ter elaborado um pouco mais a metamorfose de Gregory em barata mas, nem por isso, o espetáculo deixa de merecer o aplauso do público.

 

"O Fantasma da Ópera" (título original em francês: "Le Fantôme de l'Opéra") é um romance de Gaston Leroux, publicado em 1910, que conta a história de um músico deformado que vive nos subterrâneos da Ópera de Paris e se apaixona pela jovem cantora Christine Daaé. A obra foi adaptada para diversas formas de mídia, incluindo o famoso musical de Andrew Lloyd Webber, com canções icônicas como "The Phantom of the Opera" e "Music of the Night". 

The Phanton of the Opera, ao contrário, reúne todos os elementos de um grande sucesso da Broadway: excelente música, vozes maravilhosas, orquestra, coro, corpo de baile, vestuário variado, luxo, cenários genialmente elaborados para mudanças rápidas, efeitos visuais assombrantes, truques incríveis de iluminação — incrível é a palavra certa para aqueles passos de mágica cênica —, suspense, beleza, deslumbramento.  Jogo de luzes, cortinas de fumaça, cenas de grande impacto visual, sonoro, com uma precisão espantosa! A iluminação impecável, precisa.     
O teatro deve ter siso todo remodelado para permitir que os ornamentos — lustres, cariátides, andaimes —  pudessem ser transladados de um lado a outro com tanta precisão e causar tanto impacto.


A montagem de uma peça tão complexa deve exigir um planejamento muito rigoroso, uma  seleção cuidadosa de pessoal e de artistas, e consumir fábulas de dinheiro! Somente a perspectiva de um público multitudinário, a preços elevados, durante anos e anos de sucesso, pode garantir o retorno dos investimentos e, à inversa, o fracassos é sempre um risco possível, de enormes proporções. 
São inúmeros os grandes musicais em cartaz na Broadway.
No momento: CATS, Les Miserabless, Black and Blues, dentre outros, estão em evidência, mas a lista de sucessos é enorme. Oh Calcutta e Chorus Line continuam em cartaz desde o início da década passada!


 

 

 
 
 
Home Poetas de A a Z Indique este site Sobre A. Miranda Contato
counter create hit
Envie mensagem a webmaster@antoniomiranda.com.br sobre este site da Web.
Copyright © 2004 Antonio Miranda
 
Click aqui Click aqui Click aqui Click aqui Click aqui Click aqui Click aqui Click aqui Click aqui Click aqui Home Contato Página de música Click aqui para pesquisar