Home
Sobre Antonio Miranda
Currículo Lattes
Grupo Renovación
Cuatro Tablas
Terra Brasilis
Em Destaque
Textos en Español
Xulio Formoso
Livro de Visitas
Colaboradores
Links Temáticos
Indique esta página
Sobre Antonio Miranda
 
 


 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 



A CELEBRAÇÃO DOS 35 ANOS DE CUATRO TABLAS

 

 

 

Aniversário de Cuatro Tablas: 35 anos.  O grupo teatral peruano, liderado pelo diretor Mário Delgado, abriu as portas da nova sede da instituição (Jeronimo Balarejo, 383, Chorrillos) para a celebração. Convocou os atores fundadores, os das novas gerações, jornalistas, críticos, amigos. A sal de atos era pequena para tanta gente.

 

A programação incluía uma leitura dramática dos poemas de TU PAÍS ESTÁ FELIZ pelos atores novos e primevos, reconstituindo algumas canções de Xulio Formoso.

 

Mário Delgado abriu a sessão contando a história da agremiação, nos idos de 1971. Inicialmente, com o projeto de uma companhia teatral profissional, com Carlos Gimenez montando El Cementerio de Automóviles, de Arrabal, mas já anunciando Tu País está Feliz como o segundo espetáculo (pois já estava em cartaz em Caracas, montado pelo mesmo Carlos Gimenez, com enorme sucesso). O empreendimento da Arena foi um
escândalo, sofreu repressão oficial, causou muita polêmica com as declarações de Carlos, consideradas insultantes pelas autoridades, e dissolveu-se. Mário estava decidindo entre voltar à Venezuela, com Carlos, ou resistir no Peru, apesar das condições adversas. Decidiu formar um grupo de jovens atores e músicos para a montagem de Tu País está Feliz. Mesmo sendo uma versão mais simples, foi um tremendo sucesso. A crítica foi muito favorável, fizeram sucessivas temporadas em vários teatros de Lima, com um público que vinha várias vezes assistir ao espetáculo. Seguiram-se excursões a muitas cidades do interior. 

 


[Estive em Lima, em 1972, para a última função, num teatro de arena repleto. Fui direto para o local, depois de ler no jornal a notícia. Ninguém sabia de minha presença na cidade e foi emocionante conhecer o grupo naquelas circunstâncias...]

 

Depois montaram Oye, quando se cria o grupo Cuatro Tablas mas reconhecendo-se o 16 de setembo, da montagem de Tu País está Feliz, como a data inicial.

 

Mário Delgado, saudando os visitantes, leu o poema Autobiografia tardía, texto que havia sido incorporado ao espetáculo depois da estréia. Seguidamente, os atores começaram a leitura coletiva de vários poemas e reconstruíram, tentado recordar as melodias, algumas canções originais. Surpreendentemente, os jovens atores de Cuatro Tablas — que não conheciam o texto integralmente — entraram logo no espírito do espetáculo, “puxados” pelos mais experientes. Ao final, de forma entusiástica, foram aplaudidos e aplaudiram pela celebração. Então, Mário pediu para que eu lesse poemas recentes de minha autoria. Apresentei os textos de “Adiós” (em homenagem a Pedro Almodóvar) e “In Memoriam”, em um tom mais dramático do que de costume, animado pelo clima propício. Por último, o próprio Mário encerrou o ato lendo o derradeiro poema de meu livro “Perversos”.

 

/


O resto da noite foi de abraços, depoimentos, de performances de atores presentes, apresentando monólogos, entoando canções de “Oye” e do repertório tradicional peruano. No início da madrugada, quando já estávamos muito cansados, chegou um estrepitoso e animado grupo de mariachis, como de costume na região, para culminar a celebração do evento, com rancheras em que todos começaram a dançar. Uma noite verdadeiramente memorável.

 

Antonio Miranda. Lima, Peru, 16 de setembro de 2006.

 


Voltar para Cuatro Tablas Voltar para o topo da página

 

 

 
 
 
Home Poetas de A a Z Indique este site Sobre A. Miranda Contato
counter create hit
Envie mensagem a webmaster@antoniomiranda.com.br sobre este site da Web.
Copyright © 2004 Antonio Miranda
 
Click aqui Click aqui Click aqui Click aqui Click aqui Click aqui Click aqui Click aqui Click aqui Click aqui Home Contato Página de música Click aqui para pesquisar